Frieza Jewelry

Frieza porque é o nome de família que escolho sempre para me apresentar – Telma Frieza – designer e criadora de todas as peças que por aqui se apresentam.

Conservação e Restauro é a minha formação, no entanto, usando sempre as minhas mãos para trabalhar, rápida e metodicamente, senti sempre a necessidade de que elas pudessem ser mais livres para também puderem criar. Em 2018, inscrevi-me num curso de joalharia, imaginando que talvez pudesse ser um bom hobbie para dar asas à imaginação.

Rapidamente, as minhas mãos fizeram-se livres e daí nasceu uma paixão impossível de ignorar. Em 2022, decidi então deixar tudo para trás e mergulhar definitivamente no mundo das jóias.

Encontro a inspiração em viagens distantes que vou fazendo, mas também nos passeios à porta de casa – à beira mar ou pelos campos do meu Alentejo. Inspiram-me a Natureza e os momentos, uma bela tarde de sol ou um simples conversa com um amigo… E quando crio, as peças brotam-me das mãos, espontaneamente, muitas vezes durante a noite, como se sonhasse e colocasse na peça tudo o que vi(vi).

Não pretendo de todo a perfeição, pois a vida não é assim. Pretendo a unicidade e a autenticidade, e colocar em cada peça o amor que guardo no peito de cada detalhe e história vivida.